GRÁVIDAS E PARTO

São José dos Campos - SP

Parto Humanizado no Hospital ViValle de SJC - SP | Nascimento de Anthony | Fotografia de Parto

Parto Humanizado no Hospital ViValle de SJC - SP | Nascimento de Anthony | Fotografia de Parto

Parto: @fernandamoraisabatista

Equipe: @rafamonteirodoula
@drakadjafroes
@opispartohumanizado
@draanapaulavilarinho

Hospital: @hospitalvivalle

Fotografia e vídeo: @prosaefotografia

As fases e faces do trabalho de parto


Sabia que o trabalho de parto é dividido em fases?

Vamos conhece-los?


Pródomos: Essa fase pode ser considerada como um "treino" do corpo para o trabalho de parto. As contrações são mais suaves, podem ser doloridas ou não, mas o que marca essa fase são que elas não são efetivas para fazer o bebê nascer. As contrações nessa fase são irregulares, podem aparecer e sumir num piscar de olhos e geralmente, ameniza muito com um banho bem quentinho e relaxante. Pode durar dias ou semanas.


Fase latente: Nessa fase, as contrações começam a tomar ritmo, mas ainda estão bem longe uma da outra (contrações com intervalos maiores de 10 ou 15 minutos entre si, por mais de 1 hora e que não desparecem com o banho). Se conseguir, nesse momento, beba bastante água, tente descansar entre as contrações e se coma alimentos leves e saudáveis.


Fase ativa: Nessa fase, as contrações já tem duração e intervalos específicos e são vigorosas. Contamos como fase ativa quando as contrações duram mais de 50 segundos, são vigorosas e o intervalo entre elas tem 5 minutos ou menos. Com avaliação médica adequada, provavelmente já existirá alguma dilatação acima de 5cm. Nessa fase, o ideal é já estar no hospital ou com a equipe de PD (se essa for a escolha).


Transição: Quando a mulher começa a ficar mais recolhida, fecha seus olhos, buscando refúgio dentro de si, chamamos essa fase de transição. Ela está procurando se concentrar em seu corpo e entende-lo, para ajudar seu bebê a nascer. Nessa fase, banho de chuveiro ajudar muito a relaxar.


Expulsivo: O ápice do TP é a fase do expulsivo quando, efetivamente, o bebê começa a descer pelo canal vaginal, sendo "expulso". As contrações nessa fase são bastante vigorosas e com intervalos curtos, entre 2 e 3 minutos entre elas e durando 50 segundos ou mais.


Período refratário: É quando, após o nascimento do bebê, o corpo procura descansar e se recuperar de todo o TP. Nessa fase, a placenta será expulsa e a explosão de hormônios do parto começa a suavizar. O bebê está atento a tudo que acontece nesse momento e também começará a ter o momento de repouso, junto com a mãe.

Tags

Fotografia de Parto grávidas e parto gestante parto humanizado sjc Nascimento prosa e fotografia Por Juliana Rosa