A dinâmica do parto segue, na maioria das vezes, um ritmo parecido para muitas mulheres: pródomos, fase latente, fase ativa e expulsivo.
Não raras vezes, a fase mais cansativa está nos 3 primeiros, pois costumam durar mais tempo.
Eis aqui 08 métodos para lidar com a dor do parto:
1_ Banho morno ou quente na lombar ou na barriga: excelente para relaxar os músculos e liberar endorfinas!
2_ Massagens na lombar, costas, ombros e pernas: ajuda a musculatura do corpo relaxar e liberar endorfinas, aliviando tensões e as dores.
3_ Rebolar: ajuda na rotação do bebê e no relaxamento dos ligamentos do abdomem.
4_ Respiração calma e profunda: auxilia na oxigenação sanguínea da mãe e do bebê, aumenta o relaxamento corporal e permite melhor interiorização das sensações corporais, ajudando a entender o que o corpo necessita naquele momento.
5_ Hidratação: ajuda a manter a temperatura corporal, sem exigir esforço desnecessário do organismo, permitindo o corpo focar no trabalho de parto.
6_ Alimentação: bem alimentado, o organismo foca no trabalho de parto e não falta energia para o desfecho do parto com tranquilidade necessária.
7_ Movimentos livres (caminhar, agachar, pendurar, empurrar, etc): sem a barreira do não movimento, o corpo pode se adequar às necessidades de movimento próprias do parto, sempre que precisar, aliviando as dores por barreira (cama, estribo, maca, etc).
8_ Vocalização: o ato de vocalizar relaxa a mente e os músculos faciais, ombros e pescoço. Esse relaxamento tende a se espalhar por todo o corpo, auxiliando no alivio das tensões e, consequentemente, das dores.
Você utilizou algum desses métodos? Utilizou outros?
Conta pra mim nos comentários!
.
#dordoparto #parto #partohumanizado #parir #prosaefotografia