O cuidado , o respeito e o acolhimento vão além da via de parto. É muito comum a mulher fazer planos para o parto. Mas, nem sempre o que é idealizado para um parto é o que realmente vai acontecer. Independente dos seus planos, é importante que a experiência do parto seja positiva, inclusive, se você e seu bebê precisarem de uma cesárea.
A humanização nada tem a ver com via de parto,diz respeito sobre proporcionar à mulher um momento respeitoso, de protagonismo e prática de evidências. Está ligada na verdade ao conjunto de práticas e procedimentos que buscam readequar o processo de parto de uma maneira menos medicalizada e fria. O que importa é o olhar diferenciado na assistência. É cuidado e respeito com os protagonistas (mãe e bebê).
Quando a cesárea é bem recomendada, ou seja, tem indicação clínica real, e respeitando binômio mãe e bebê é possível sim que algumas técnicas sejam adotadas para que esse evento seja o mais respeitoso e acolhedor possível. Inclusive cesáreas eletivas também podem ser feitas de forma respeitosa, quando a mulher receber o máximo de informações e escolheu esse tipo de parto consciente dos riscos.
💟Acompanhante o tempo todo;
💟Ambiência (luz baixa na hora do nascimento, sem ruídos e conversas desnecessários);
💟Música se for desejo da mãe;
💟Mãos livres;
💟 Abaixar o campo no momento do nascimento, para mãe visualizar à chegada bebê;
💟Clampeamento oportuno do cordão umbilical, inclusive feito pelo acompanhamento se for seu desejo;
💟Mínimo de intervenções no recém nascido;
💟Respeito à hora de ouro.
Seja qual for o desfecho final do seu parto estaremos com você !
Conte para nós como foi sua cesárea?
Texto: Pulsar Teresina @pulsarteresina